top of page

Dispositivos de Entrada/Saida

De um Computador
Barramento
Como funciona o Barramento

O que seria um barramento ?

 

Um barramento é apenas um “caminho” através do qual dados viajam num computador, por meio de um conjunto de linhas de comunicação (condutor elétrico ou fibra optica) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação (CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos), ou entre vários sistemas de computação.  

 

Existem vários tipos de barramentos:

 

- Barramento do processador

 

- Barramento de endereços

 

- Barramento de entrada/saída

 

- Barramento de memória

 

No entanto, quando nos referimos ao “barramento“ de um computador pretendemos quase sempre referir o Barramento de entrada/saída, o qual também é designado por “slots de expansão”. Este é o principal Barramento do sistema e é através do qual a maior parte dos dados circula, tendo como origem ou como destino, dispositivos como os drives, impressoras ou o sistema de vídeo. Sendo este último o mais exigente em termos de recursos.

 

1.1. O Barramento do Processador

 

O Barramento do processador é o caminho através do qual o CPU comunica com o chip de suporte conhecido como “Chipset” nos sistemas mais recentes. Este barramento é usado para transferir dados entre o CPU e a memória Cache, por exemplo.

 

1.2. O Barramento de Endereços

 

Indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento. Se os sinais das linhas de endereco combinarem com os endereços utilizados pela placa,esta aceita os dados enviados pelas linhas, utilizando-os para complementar o programa de gravacão.

 

1.3. O Barramento de Entrada/Saída

 

A unidade de entrada/saída é uma abstração que é composta pelas interfaces de entrada e de saída. Através das interfaces de entrada os dados necessários para a computação são transferidos para o computador e, depois de codificados no formato binário, serão adequadamente processados. Com o uso das interfaces de saída todo o resultado da computação pode ser armazenado ou colocado à disposição do usuário sob a forma de texto, som, imagem ou meios digitais removíveis, como fita, cd-rom, etc. Algumas interfaces, como por exemplo placa de áudio, possuem tanto a função de entrada (microfone) como a de saída (caixas de som) de dados.

 

1.4. O Barramento da Memória

 

O Barramento da Memória é usado para transferir informação entre o CPU e a memória principal do sistema. Este barramento pode ser parte integrante do processador ou na maioria dos casos implementado separadamente com auxílio de um chipset dedicado.

 

1.5. Tipos de Barramentos:

 

Basicamente existem dois:

 

1.5.1. Barramento externo  -   interliga os diversos componentes de um sistema computacional tais como UCP, ou CPU, memória, unidades de entrada/saída etc.

 

1.5.2. Barramento interno  -   interliga elementos no interior de um componente (pastilha), como, por exemplo, os registradores, ou registros, de um microprocessador.

Teclado
Como funciona o Teclado

A sua Funcionalidade é fornecer oque o usuario está digitando e transmitir para tela do computador (Monitor), existem diferentes tipos de teclado, cada um com funcionamento interno diferente. Apesar do que muitos pensam, o teclado não é um periférico simples.
Ele possui um microprocessador em seu interior, que interpreta a forma como as teclas são pressionadas. É o chip do teclado que interpreta que quando você apertar a tecla "A" ou seja qualquer outra tecla, seja impressa na tela a letra correspondente:
da mesma forma, ele precisa entender a diferença entre "A" e a suas combinações por exemplo ao pressionar a tecla CTRL + A (que seria selecionar todo conteúdo).

Para que serve o teclado ? A resposta correta seria que, o teclado serve como um dispositivo de entrada, isto é, para o envio de dados pelo usuario, que serão interpletados
pelo computador e mostrados na tela.

   

 

     Teclas de Contato Fisico

 

Num teclado de contato fisico, o pressionamento das
teclas faz deslizar uma capsula de espuma de borracha.

 

A capsula pressiona uma lamina de plastico, localizada
em sua extremidade inferior, que por sua vez possui
uma area metalica conectada ao resto da placa de
circuito impresso do teclado. A superficie metalica
entra em contato corn uma superfIcie similar em outra
lamina de plastico, permitindo que a corrente passe
atraves dos circuitos impressos conectados a cada uma
das almofadas.

Quando a tecla e liberada, a capsula volta a sua forma
original, liberando pressao na lamina de plastico. 0
plastico volta tambem a sua posicao original, rompendo o
circuito eletrico e cortando a corrente.

Monitor
Como funciona o Monitor

Antigamente quem possuia um monitor colorido era considerado uma pessoa de luxo, mais utilizados para jogos do que trabalhos, a maioria dos monitores baseava-se em modos de texto que eram exibidos com cores no monitor, mas eram de pessima qualidade e de dificil leitura para os usuarios.

 

O monitor funciona da seguinte forma, os feixes passam atraves dos orificios de uma superficie plana de metal conhecida como " mascara de sombra " sua finalidade é manter os feixes alinhados em alvos dentro da tela do tubo, quanto mais perto os orificios estão uns dos outros geram uma imagem mais precisa.


Um dos monitores de tubo da sony o Trinitron e utilizado por varios fabricantes , possuem orificios em fendas paralelas que são eletrons que batem no revestimento de fosforos da tela,
que quanto mais forte o feixe de eletrons maior sera seu contraste , porem o fosforo possui tres materiais diferentes para cores, um para vermelho outro para azul e para verde , se essas três cores forem atingidos com intensidade de eletrons o ponto de luz sera branco , com isso para se criar cores diferentes a itensiade de cada um dos feixes de cores deve ser variada. 

 
O ( CGA ) Foi um dos primeiros monitores graficos baseado em DOS, mas apresentava serias dificuldades, como por exemplo: mostrava apenas quatro cores e sua resolução era repleta de ziguezagues no lugar de curvas e linhas definidas.

 

Atualmente a realidade é outra os monitores possuem graficos super poderosos e de alta qualidade, no lugar da velha resolução CGA de 200 linhas por 640 colunas de pixels e os monitores da atualidade possuem a resolução de 768 linhas por 1024 colunas de pixels sem esforço.

 

O segredo da qualidade dos melhores monitores da atualidade é a sua combinação do adaptador de video VGA que podem operar com uma grande variadede de sinais da placa de video, como por exeplo os monitores super VGA que usam um conjunto de chips especiais para aumentar ainda mais o numero de cores e a resolução.

 

Monitor de Cristal Liquido

O monitor de cristas liquido é um monitor que possuie um filtro polarizador localizado a elite do painel de luz, permitindo a passagem das ondas de lux que estejam vibrando horizontalmente, porem por esse polarizador não ser tão preciso faz que o monitor crie diferentes matrizes.

 

Em uma camada de celulas de cristal liquido, a placa de video interna do computador aplica uma carga variavel de corrente eletrica somente nas celulas de cristal liquido, nas celulas com corrente , maiores moleculas em forma de haste compoem o cristal liquido que reagem a carga formando assim uma espiral,  quanto maior forem as cargas maiores serao a quantidade de expirais criados pelas moleculas.

 

A luz polarizada que entra nas celulas é torcida pela expiral das moleculas, onde for aplicada uma carga total a luz emerge vibrando com um angulo de 90 graus , as celulas que não possuem carga emergem inalteradas, ja as celulas que recebem carga parcial giram num agulo de 0 à 90 graus dependendo da quantidade de carga recebida. 

 

As luzes que emergem a cada uma das celulas de cristal liquido  possuem 3 filtros de cor: vermelho,azul e verde com aproximidades identicas, esses feixes passam por um segundo  filtro polarizador  alinhado que permite a passagem de ondas de luz que estão vibrando  verticalmente, essa luz que passou pelo cristal liquido foi aplicada uma carga a mesma de eletrica total, que é orientada automaticamente a passar pelo o segundo filtro. 

 

Como o filtro não é totalmente preciso aluz que não foi torcida quando passou pelo cristal liquido fica completamente bloqueada.   

Os programas da atualidade não utilizam a cor somente para ficarem mais atraentes e mais destacados mas sim para agregar maior quantidade de informações.

Porta Serial
Como funciona a Porta Serial

A porta serial de um computador é utilizada para a ligação de diversos equipamentos, alguns exemplos:

  • Fax/modem externo:

  • Mouse;

  • Plotter;

  • Impressora serial;

  • Conexão micro a micro.

  •  

A transmissão e recepção dos dados por esta porta são feitos bit a bit, que caminham um após o outro por apenas uma via na linha de transmissão formando uma série de pulsos. Tradicionalmente as placas-mãe possuem duas portas seriais RS-232. O padrão RS-232 é descrito como uma interface assíncrona, que transmite os dados somente quando a unidade de recepção está pronta para recebê-los

 

As portas seriais podem ser de dois tipos: DB9 e DB25. As DB9 são mais comuns, e podemos exemplificar o seu funcionamento da seguinte maneira: os pinos 2, 3 e 5 fazem a comunicação do seu computador com o aparelho conectado (scanner, impressora, modem, etc) e os demais pinos fazem o tráfego de dados. 

 

Este tipo de porta tem limitação?

 

A interface serial possui a limitação na velocidade na transmissão de dados de 115.200 bits por segundo, e o cabo não pode ter mais que 200 metros de comprimento.

 

Espero que este artigo sirva como conhecimento e aprendizagem sobre portas seriais, mesmo que esquecidas hoje em dia por causa do padrão USB.

 

A Evolução

 

A evolução das portas seriais até o USB 3.0 se deve ao desenvolvimento das tecnologias da informação e, principalmente, da internet. Com a grande quantidade de textos, vídeos, músicas, etc disponíveis na rede, e que costumamos baixar para nossos computadores e notebooks, assim como todo o material que colhemos com câmeras de vídeo, câmeras fotográficas e nossos celulares, a necessidade de ter um dispositivo que permita a transferência desses dados de um local para o outro é algo que com certeza cresce a cada dia. Por isso não é de se espantar que em aproximadamente 15 anos tenhamos uma tecnologia tão inovadora e presente em nossas vidas como se sempre tivesse existido. Afinal, alguém, hoje em dia, consegue imaginar um computador sem uma conexão USB?

 

Pensando no conforto e comodidade de seus clientes, a Note Place possui notebooks usados tanto com porta serial quanto com porta USB, garantindo assim melhor qualidade na prestação de seus serviços.

Porta Paralela
Como funciona a Porta Paralela

A porta paralela é geralmente utilizada para a ligação de impressora com o padrão Centronics de comunicação. Que possui um conector Amphenol de 36 pinos do lado da impressora e um conector com 25 pinos, ligado na porta paralela.

 

Na transmissão paralela são enviados vários bits ao mesmo tempo através de 8 vias separadas (uma ao lado da outra), transmitindo um byte completo de cada vez. Sendo muito mais rápida em relação à comunicação serial.

Apesar de a comunicação paralela ser mais rápida, ela exige cabos com 25 vias em pequenos comprimentos (até 10 metros), em contra partida, a comunicação serial utiliza cabos mais simples e permite maiores distâncias entre os equipamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta porta é a interface mais simples de um PC. Ela é geralmente utilizada para conectar impressoras, mas com o surgimento da porta paralela bidirecional (EPP/ECP), outros equipamentos puderam utilizá-la, tais como:

 

  • Scanners

  • ZIP drives (discos portáteis)

  • Gravadores de CDs

  • Adaptadores SCSI

  • Câmeras digitais

  •  

Tipos de porta paralela

SPP (standard parallel port) é o tipo original que permite somente comunicação unidirecional e lenta, projetando para as impressoras mais antigas.

 

EPP (enharced parallel port) utilizado em periféricos com conectores de passagem direta (pass through) que não são impressoras.

 

ECP (enhanced capability port) é o melhor tipo de porta para impressoras do tipo paralelas.

 

 

Mouse
Como funciona o Mouse Mecanico

Depois do teclado o mouse é o dispositivo de entrada mais ultilizado no computador por facilitar a vida contidiana de quem ultiliza o computador.


O mouse mecanico geralmente é formado por uma bola que é revestido com uma camada de borracha ou é feita de borracha, quando ela se movimenta faz com que cursor movimenta-se no monitor, pois uma pequena parte dessa bola fica para fora do mouse que fica em contato com a superficie onde o mouse se encontra.


 Basicamente o movimento dessa bola ocorre em dois eixos a vertical e a horizontal esse esquema lembra um sistema cartesiano X e Y, porém se o usuario movimentar o mouse na diagonal os dois eixos estarão trabalhando simultaneamente.


Os sinais são convertidos e então são enviados para o computador por meio de cabos localizados no mouse.


E também a os botões no mouse quando o usuario pressiona algum botão faz com que seja enviado um sinal ao computador e a partir disso executa algumas açôes que programas poderão ultilizar como arrastar,selecionar, entre outros.


  Esse tipo de mouse conseguia trabalhar bem até ser substituidos pelos mouse opticos, pois os mouses com esferas danificavam-se mais facilmente e também não trabalha com a precisão que o usuario necessitava. 

Modem
Como funciona o Modem

 A palavra “modem” vem da palavra MOdulador-DEModulador. O modem é usado para enviar informações por meio da linha telefônica, que usa conversão de binário para analógicos .


 Para conseguir se comunicar com outro computador, primeiramente o seu computador precisa informar ao modem que o seu computador está ligado, enviando uma tensão ao pino 20 do modem esta tensão é chamada de (Terminal de Dados Pronto) e o modem envia uma tensão por meio do pino 6 ao computador (Recepção Pronto), informando que o modem está pronto para receber os dados.


 Para que seja estabelecido uma conexão com a linha telefônica, usa-se uma linguagem padrâo chamada 'Hayes', enviando um comando para o modem por meio da linha 2.


 Se o outro modem(remoto) responde a chamada, o modem local envia uma informação ao remoto de forma que o modem(remoto) saiba  que está sendo chamado e então retorna com um tom mais alto.


 Ao ter a conexão estabelecida o modem envia ao computador um sinal (Detecção de Linha), informando ao programa de comunicação que o o modem esta recebendo um sinal de (Detecção de Linha).


 A partir disso os dois modems terão que trocar informações que como será a transferência dos dados, como a velocidade de transferência e a quantidade de bits que irão ter cada pacotes, este processo é chamado “aperto de mãos”, se os modems não ultilizarem as mesma configurações, poderão enviar informações sem sentido ou até não acabar se comunicando adequadamente.


 Para ser enviado alguma informação, o computador terá que enviar á linha 4 da porta serial, o sinal é conhecido (Requesição de Envio RTS), que informa ao modem se ele está livre para enviar os dados, caso esteja ocupado fazendo outra tarefa como gravando dados anteriores no disco, será suspensó o RTS, até que ele termine a sua terefa e depois é reiniciado o sinal RTS.


 Para que seja encerrada a comunicação entre os modems, é necessario enviar outro comando da linguagem Hayes, para que o modem saiba que a comunicação encerrou-se, o modem irá também enviar um sinal Detecção de Linha, ao computador informando que a comunicação encerrou caso o modem remoto encerrar-se a comunicação.

Scanner e Reconhecimento
Como funciona o Scanner e o Reconhecimento Óptico de Caracteres

O que é Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR)


Reconhecimento Óptico de Caracteres, ou OCR, é uma tecnologia que processa uma imagem e extrai os textos escritos nas páginas, agilizando a indexação de documentos, como papeis digitalizados em formato PDF, JPG ou TIFF. Ao digitalizar um documento em papel como por exemplo um contrato, é criada uma imagem onde nosso poderoso sistema – Portal Smart WFile é capaz de processar e extrair os blocos de textos contidos neste documento, transformando em índice do documento digitalizado facilitando a pesquisa no futuro por este documento.
 

Como Funciona o Scanner

Uma lâmpada ilumina o papel, que joga a luz refletida de um espelho em ângulo para outro, de maneira que o último espelho reflita a imagem a uma lente que é focada em um sensor de captura de imagem.
 

O dispositivo de carga acoplado CCD é a peça principal do scanner, pois é o sensor que captura as imagens que estão sendo digitalizadas. O CCD usa pequenos dispositivos compostos geralmente de cristais semicondutores chamados diodos que convertem a luz (fótons) emitida pela reflexão da passagem da iluminação da lâmpada pelo papel que está dentro do scanner e o jogo de espelhos, em cargas elétricas.

 

Quanto mais forte for a luz, maior será o acúmulo de carga elétrica na placa.


Todo o resto depende de um programa chamado reconhecimento óptico de caracteres que captura ORC a imagem no CCD, podendo assim converter o conteúdo da folha de papel em linguagem de software. Assim o scanner vai gerando cada caractere a partir da leitura do mapa de bits, ou bitmap.
 

Sigua os passos abaixo:


Passo 1. Conecte o scanner ao seu computador. A maioria tem conexão por USB;
 

Passo 2. Ligue o scanner. Coloque o papel com a face a ser digitalizada voltada para baixo, de modo a ser pressionado contra o vidro do scanner;
 

Passo 3. Feche a tampa do scanner e pressione o botão “digitalizar”. Se não tiver esse botão, execute o software do scanner no seu computador;
 

Passo 4. A imagem irá aparecer previamente no software para que você faça os ajustes necessários. Depois disso, clique no botão “digitalizar” presente na aba da foto;
 

Passo 5. Salve a imagem digitalizada em seu computador.

Computador a Caneta
Como funciona o Cumputador baseado em Caneta

Mouses e teclados é um dos objetos mais utilizados para quem utiliza um PC , mesmo ocupando espaço, vários usuários necessitam dessa tecnologia, mas outra tecnologia vem tomando espaço no mercado,  a tecnologia de computador baseado em caneta,que visa simular um papel e uma caneta, com um bloco de de papel que pode ser modificado pelo usuario em largura e altura.

 

É tao simples que precisa reconhecer apenas dois comandos  : UM é reconhecer os movimentos da caneta feitos pelo usuario e traduzir os movimentos em caracteres ou funçoes inteligentes. 

 

Os computadores baseados a caneta ainda se encontram em estado incipiente, pois seus processadores não são poderosos suficientes para converter comandos de escrita informados pelo usuario de forma simples e rapida, com isso a tendencia dos aplicativos baseado a caneta é priorizar os modelos de formularios que  podem ser preenchidos atravez de caixas de dialog e menus de opções.

 

TIPOS DE COMPUTADORES BASEADOS A CANETA.

 

Telas de Grade:

 

Um dos tipos de computadores baseado a canetae o dos tekas de grade, que é um tipo de computador baseado em caneta que ultiliza uma tela de crIstaL liquid que possui uma tela de arame embutida, seu nivel de tensao altera quando um campo eletomagnetico criado pela caneta passa sobre o fio.

 

Telas com revestimentos metalico:

 

Sua estrutura é a mesma do computador baseado a caneta de telas de grade , a unica diferença é que sua tela de cristal é revestida por um filme metalico transparente, quando a caneta toca a tela o campo eletromagnetico provoca uma variação na corrente que fluiatraves do filme.

 

Ambos os tipos de tela quando são tocadas uma corrente eletrica da própria corrente gera um campo magnético que altera a tensao da corrente,  quanto mais distante a caneta estiver das extremidades maior sera a variação das tensões, assim que o processador indentifica as coordenadas x e y da caneta a tela e a direção de qualquer movimento aplicado pelo usuario.

 

Reconhecimentos de Caracteres e de Movimentos:

 

Quando o usuario faz algum movimento com a caneta o computador envia um sinal  até a tela para ativar seus pixels encontrados na posição da caneta, conforme o usuario movimenta a caneta o computador calcula sua posição e ativa os demais pixels a todo momento, quando a caneta terminda de tocar a tela o sistema operacional envia uma descrição para um aplicativo que segue o traçado que a caneta fez criando combinaçoes extaas para que o desenhado da caneta possa ser impresso com o menor tempo possivel.

bottom of page